(Do lat. cattu-, «gato». Substantivo masculino. Zoologia - mamífero carnívoro, da família dos Felídehttp://www.chezsilvia.pro.br/chezsilviachats/gato_fichiers/siamois.jpgos, existente no estado selvagem, mesmo em Portugal, mas representado em quase todo o Globo por muitas espécies e raças domesticadas;

Segundo Wikipedia: O gato é um mamífero carnívoro da familia dos felídeos. A palavra gato vem do latim vulgar cattus (gato selvagem). O gato doméstico Felis silvestris catus é particularmente próximo do gato selvagem europeu Felis silvestris silvestris  e do gato selvagem africano (gato enluvado) Felis silvestris libyca, que formam todos os três uma única espécie: Felis silvestris (A nomeação Felis catus não mais é válida.

Há pouca variação na raça doméstica de gatos, com relação à aparência. O que pode variar muito são as características precisas, como o formato da cabeça e o comprimento do pelo.  Excluímos aqui os gatos com pedigree que foram modificados por criação seletiva, durante gerações, com finalidade de se ajustarem aos padrões estabelecidos por associações de gatos. O contorno do corpo indica certamente de qual raça ele pertence.

Contornos do corpo

Persa - Pelo Longo

Pelo curto - Shor Hair Inglês

Afficher l'image d'origine

Burmês

 Afficher l'image d'origine

 Siamês

Gato Bengal
Afficher l'image d'origine
  Norvegien
Afficher l'image d'origine
Sacré de Birmanie
Afficher l'image d'origine
Angora Turc
Afficher l'image d'origine

Gatos de pelo longo: A pelagem de um gato de pelo longo é freqüentemente tão profusa que pode duplicar o tamanho aparente do animal. Algumas raças de pelo longo, como o Angorá Turco tem uma pelagem menos profusa e são descritos e qualificados como gatos de pelos semilongos. Como todos os gatos, os de pelo longo podem eliminar substanciais quantidades de pelo durante os meses mais quentes e isto pode lhes alterar a aparência.

Gatos de pelo curto :  A pelagem de um gato de pelo curto permite ver claramente a forma subjacente do corpo, que pode ser robusto e musculoso ou esbelto e lustroso. Tal pelagem dos gatos de pelos curtos pode mudar em aparência e textura. Pode ser muito curto, lustrado e rente ao corpo ou variar de comprimento em diferentes áreas do corpo. A textura pode ser fina ou crespa, densa ou felpuda, e os pelos podem ser retos, encrespados, encaracolados ou ondulados.

Gatos "pelados":  A total ou relativa ausência de pelos nos gatos com pedigree é o resultado de uma mutação espontânea que foi desenvolvida por criação seletiva. Embora tais mutações tenham sido registradas no passado, somente uma raça com pedigree foi desenvolvida - o Sphynx, o qual, de fato possui uma fina cobertura de lanugem, especialmente na face, orelhas, patas e cauda.

Alguns trechos da literatura clássica, citando gatos.

"O Egito não é rico em animais; mas todos os que se encontram ali, e aqueles que vivem com o homem e os que não vivem com ele são para os egípcios considerados sagrados.[...]

Quando em uma casa um gato morre de morte natural, todos os habitantes da casa raspam as sobrancelhas, os cílios somente. Os gatos mortos são levados a locais sagrados onde recebem a sepultura, depois que os embalsamaram.[...]"

Fonte: Hérodote, Histoires (II, 65-69)

Si nombreux que soient leurs animaux domestiques, ils seraient encore bien plus si les chats n'étaient victimes de quelques malheurs [...]. De plus, lorsqu'un incendie éclate, ces bêtes se comportent de la façon la plus extraordinaire: tandis que les Égyptiens font la chaîne autour des flammes pour veiller sur leurs chats, sans se soucier d'éteindre l'incendie, ceux-ci se glissent entre les hommes ou bondissent par-dessus leurs têtes pour se jeter dans le feu.

Hérodote, L'Enquête

Obras, sites de referência; agradecimentos