O bengala é uma raça de gato originária dos Estados Unidos. Esta raça de tamanho médio a grande, com relação a outros gatos, caracteriza-se por sua pele parecendo com a do Chat léopard du Bengale.

O bengala resulta do cruzamento entre um gato doméstico e o gato-leopardo (Prionailurus bengalensis), pequeno felino selvagem que se encontra na Ásia e em particular na província de Bengale. Foi em 1963 que pela primeira vez cruzou-se um gato doméstico e felino selvagem. Foi uma americana, Jean S. Mill, geneticista, que realizou o cruzamento e escolheu um gato preto da raça american shorthair.

Deste cruzamento saíram os híbridos ditos « F1 » (1a. geração) em seguida « F2 » (2a. geração), gatos meio selvagens. Os gatos de raça bengal dito "domésticos" pertencem no mínimo às 4a. e 5a. gerações. Eles podem então participar de concursos ou exposições e ser vendidos a particulares.


Desde 1963, um trabalho de seleção aconteceu para guardar a aparência selvagem do Chat léopard de Bengale mas tendo o caráter do gato doméstico. Jean S. Mill foi ajudada pela Université de Davis na California que lhe forneceu oito fêmeas saídas de um mesmo cruzamento e que eram destinadas à pesquisa da leucose felina. Houve igualmente cruzamentos com o mau égyptien, o burmês e o siamês com objetivo de fixar certas características físicas e de não cair em uma forte consanguinidade. Foi necessário esperar 1985 para que Jean S. Mill pudesse apresentar um dos seus gatos em exposição. O sucesso é imediato e a TICA*  reconhece rapidamente a raça como "nova raça" em 1986 e a autoriza a entrar no campeonato em 1991.

Durante esse tempo, em 1989 o primeiro bengal chega à França, diretamente importado da criação de Jean S. Mill. Trata-se de uma fêmea e rapidamente três machos se juntam a ela. A primeira ninhada francesa nasce em 1993 e a criação francesa do bengal começa. O LOOF** reconhece a raça alguns anos mais tarde, em 1997. A Inglaterra acolhe seus primeiros bengals, em 1991. Em 2009, a CFA não reconhece ainda a raça enquanto a FIFé*** o fez recentemente. De agora em diante, os cruzamentos com os Chats léopards du Bengale não são mais autorizados.

Texto traduzido pela webmaster de chezsilviachats e photos extraídas de WIKIPÉDIA. Gratos.

 


 

* TICA = The International Cat Association

** LOOF = Livre officiel des origines félines

*** FIFÉ = Fédération internationale féline