O burmês inglês ou burmês europeu é uma raça de gato saída do burmês americano e desenvolvido no Reino Unido a partir dos anos 1950. Esse gato de tamanho médio é caracterizado por seu pelo sepia. Diferencia-se de seu homólogo americano essencialmente por seu rosto em forma de triângulo com olhos menos redondos.


Le Livre officiel des origines félines (LOOF)8 e a Cat Fanciers' Association (CFA) fazem a distinçãio entre os dois tipos: notemos que a CFA nomeia "burmese" o burmese americano e « burmese européen » le burmes inglês. Le Governing Council of the Cat Fancy (GCCF), la Fédération internationale féline (FIFé) et la World Cat Federation12 não reconhecem senão o burmês inglês, sob o nome de « burmese ».

O burmês inglês é um gato de tamanho médio com físico atlético e harmonioso do tipo semi-estrangeiro. Le burmese anglais est un chat de taille moyenne au physique athlétique et harmonieux de type semi-foreign. O colarinho de tamanho médio é bem musculoso, o peito largo. As patas são finas, proporcionais ao corpo e os pés são ovais. A cauda é de comprimento médio, mais longa e fina que a do burmês americano.


A cabeça forma um triângulo com as maçãs do rosto altas e um queiro arredondado, as orelhas colocando-se no prolongamento do triângulo. A fronte é ligeiramente arredondada sem ser bombada. O nariz é reto com uma parada marcada. Os olhos de cor amarela, são grandes com uma linha superior oblíqua e uma linha inferior arredondada.


O pelo é curto, suave e lustroso. O padrão é sepia, isto é de cor unida sutilmente escura nas patas, a ceça e a cauda. As cores aceitas são o negro (seal sépia ou zibeline ou areia), o azul, o chocolate (champagne), o lilás (platina), o vermelho, o creme, o tortie.

Mâle chocolat.   

Extraído e traduzido do site WIKIPÉDIA. Photos de WIKIPÉDIA (autre page)