Gatos de pelo longo

Persas - descrição geral - Raça de gatos de pêlo longo criada pelos criadores ingleses no final do século XIX, a partir de cruzamentos entre gatos angoras vindos do Oriente e gatos ingleses de pêlo curto.

Hoje, tais gatos vêm sendo criados numa gama crescente de cores e sua aparência mudou consideravelmente desde os primeiros tempos. Possuem a face mais chata e redonda. São gatos redondos e massivos, musculosos e fortes com expressão muito doceexpression très douce donnée par ses grands yeux ronds. Sua pele, a mais longa de todos os gatos de raça é sedosa, macia e densa.
Eles são calmos e fáceis de manipular. Há uma grande variedade de gatos Persa, mas nos ateremos apenas a estes por ora.

Angora Turco

Os Angorás Turcos são originários da Turquia. Receberam este nome de acordo com o da capital do país, a cidade de Angora (ou Ankara) e são conhecidos na Europa desde o início século XVII.

Quando o Angorá começou a escassear tanto em sua Turquia nativa quanto no resto do mundo, o governo turco estabeleceu um programa de criação no Zoológico de Ankara, nos anos 1960 com a finalidade de reviver o antigo prestígio da raça. Os gatos excedentes desse programa foram adquiridos por outros criadores, principalmente nos EUA. A primeira ninhada que nasceu fora da Turquia nasceu em 1963, mas só na década chegaram tais gatos à Grã-Bretanha Os Angoras Turcos são uma das mais antigas raças sobreviventes, e as linhagens devem ser mantidas puras para fins de reprodução.