Antes de adquirir o seu felino é preciso saber se na casa não existem parasitas, principalmente pulgas. Deve-se fazer higienização que não prejudique de maneira alguma nosso bichano. Devem-se evitar produtos de limpeza, tais como pinhos, ceras, florais, enfim produtos perfumados. Pode-se usar cândida, pois é a que menos mal causa ao animal.

Normalmente, em circunstâncias normais e principalmente quando os gatos estão sadios, eles lambem sua pelagem removendo pêlos mortos, com a superfície áspera da língua, mas formam-se, às vezes, chumaços de pêlo no estômago, alterando o apetite e a saúde do gato.  Assim, a escovação é útil em qualquer época para revelar a presença de parasitas, como pulgas, carrapatos e piolhos que o farão coçar-se excessivamente.

De início, abordaremos alguns tratamentos de "beleza":

Gatos de pêlos longos

  • Escovação de um pêlo longo - os gatos de pêlo longo devem ser escovados diariamente, para impedir que a pelagem fique emaranhada. Usar pente de dentes largos, pente de metal com dentes giratórios. Escovas de cerdas puras.  Escovas de alisar para a remoção do pêlo morto. Escovas de cerdas, de arame e de nylon.

  • Aplicar na pelagem um talco não-tóxico para bebês, parte por parte.  Espalhar o pó com a mão para que penetre bem na pelagem, certificando-se de que todo corpo foi pulverizado por igual. Em seguida, remover o talco, usando uma escova de cerdas, escovando-o cuidadosamente e por completo. O talco faz a pelagem ficar muito encorpada; não deixe vestígios.

  • Escovar ou pentear a pelagem até que ela fique em pé no corpo todo.

  • Toilette na face - com uma escova de dentes, escovar o pêlo da face, tendo o cuidado de não atingir a região dos olhos. Escovar ou pentear o pêlo em torno do pescoço até formar uma gola de rufos.

Gatos de pêlos curtos

  • Banho de farelo: para tais gatos o banho de farelo é muito eficaz para remover o excesso de gordura e sujeira da pelagem, sem ter de recorrer ao banho de xampu, que muitos gatos detestam. Primeiro será preciso aquecer 0,5g - 1kg de farelo, à venda nos pets-shops, num forno à temperatura de 150◦C por cerca de 20 minutos. Reunir todo o material de limpeza, escovas, pentes, toalha velha e um pano de polimento. Como ? Colocá-lo sobre um jornal, massagear o farelo na pelagem, evitando olhos e nariz. Alguns embrulham o gato numa toalha antes de escovar o farelo.

  • Escovar o farelo minuciosa e sistematicamente. Método inadequado para gatos de pêlo longo, pois qualquer partícula deixada na pelagem pode causar um emaranhado de pêlos.

  • Gatos de pêlo curto devem ser penteados ou escovados na direção do pêlo, da cabeça para a cauda. Usar um dente com dentes finos para alisar o pêlo e ajudar a localizar pulgas.

  • Pode-se usar: escovas de borracha, luvas de camurça ou veludo para polimento. Escovas de cerdas e pentes de metal.

  • A face. Para limpá-la use uma mecha de algodão e uma solução fraca de sal. Limpar delicadamente ao redor do nariz, olhos e orelhas.

  • Toque final da toilette; polir a pelagem com a luva que tenha veludo de uma lado e camurça de outro. Ou até mesmo com um retalho de seda.