(pág. 2)

 

Hábitos necessários ao felino

Com relação a certos hábitos do gato, um deles, muito importante para ele, é o de arranhar ou 'afiar' as unhas em algum lugar da casa. Principalmente quando pequeno, o gato arranha o sofá novo da sala ou se pendura nas cortinas novas.

Tal necessidade, ao contrário do que se pensa, não se deve ao fato de que o gato esteja afiando as garras. Na realidade, ele está marcando seu território. Nas garras existem glândulas que emitem odor e no local arranhado deixam a marca registrada do bichano..

Este é um instinto do gato, e por isso não se deve jamais extrair-lhe as unhas ! Ele se torna indefeso e pode cair e machucar-se mortalmente. Houve casos de gatos que se salvaram caindo de edifícios, gatos que possuíam suas garras protetoras. E outros, cujos donos a extraíram, tornaram-se paralíticos.

O gato bem educado pacientemente pelo dono habituar-se-á a arranhar tábuas, arranhadores ou troncos para arranhar. É preciso ser bastante persistente para ensiná-lo a arranhar as garras nos locais adequados. Pode-se criar em casa mesmo um arranhador feito com um pequeno tronco e um pedaço de carpete. Para atraí-lo, é bom colocar ou pulverizar com erva felina (cat nap).

Aconselhamos que tal 'arranhador' seja colocado num local onde o gato costuma ficar.  Nesta área de sua preferência orientamos que seja colocado algo não atrativo, como plástico, papel alumínio, fita isolante; algo que dê uma sensação pegajosa.

Castigar com tapas ou violência nunca funcionou. O dono lhe deve falar com voz natural, ensinando-o com muita paciência e persistência diária.  Evidentemente, tudo isto, acrescentado de muito amor. Boa sorte com o seu bichano !