(pág. 4)

O Bengals

O bengal resulta do cruzamento entre um gato doméstico e o gato leopardo de Bengala (Prionailurus bengalensis), pequeno gato selvagem que encontramos na Ásia e em particular na província de Bengala. Foi em 1963 que pela primeira vez cruzou-se gato doméstico e felino selvagem.  Foi uma americana que realizou o cruzamento e escolheu um gato preto da raça americana shorthair.

O bengal tem um corpo atlético, longo, de ossatura robusta e com tipo mediano. Sua forte musculatura deve ser visível. Suas patas são de largura média e como todo o resto do corpo, elas são musculosas e robustas. Os pés são grandes e redondos com dedos proeminentes. A cauda é de largura mediana, bastante espessa na ponta e se afinam só um pouco em direção à extremidade que é arrondada.

Cabeça

A cabeça em forma de triângulo é mais longa do que larga  e as laterais são arredondadas. Com relação ao corpo, a cabeça é muito pequena, mas este aspecto não deve ser exagerado. O objetivo é o de que a cabeça do bengal se diferencie o máximo possível da de um gato doméstico e se aproxima dos traços particulares de seu ancestral selvagem. O nariz deve ser longo e largo, as bochechas altas e bem salientes. O focinho é forte. Os olhos são bem espaçados e grandes.

Pelo

O pelo é curto, embora em alguns deles ele seja mais longo.

Caráter

Fala-se que o bengal é vivo, inteligente e curioso, mas também muito afetuoso principalmente com outros animais e crianças.